Parte B. Leia o USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO - José Armando Valente
1. O que é o logo?
Logo é uma linguagem de programação que serve para nos comunicarmos com o computador. Essa linguagem tem duas raízes: uma computacional e a outra pedagógica. Do ponto de vista computacional, as características do Logo são: exploração de atividades espaciais, fácil terminologia e capacidade de criar novos termos ou procedimentos. A exploração de atividades espaciais tem sido a porta de entrada do Logo, pois permitem o contato quase que imediato do aprendiz com o computador. Estas atividades espaciais facilitam muito a compreensão da filosofia pedagógica do Logo por parte dos especialistas em computação. Por outro lado, elas fazem com que os aspectos computacionais da linguagem de programação Logo seja acessíveis aos especialistas em educação.
2. Baixe e teste o superlogo em seu computador.
3. O que é o micromundos?
A interface do Micromundos é bastante interativa e permite a produção de diversificados projetos que podem ser desenvolvidos diretamente, utilizando-se da janela de comandos, atribuindo funções diretamente a tartaruga, ou lançar mão do modo programável o qual permite exercitar na plenitude o ciclo descrição - execução - reflexão - depuração proposto por Valente que explica: “Primeiro, a interação com o computador através da programação requer a descrição de uma idéia em termos de uma linguagem formal e precisa. Segundo, o computador executa fielmente a descrição fornecida e o resultado obtido é fruto somente do que foi solicitado à máquina. Terceiro, o resultado obtido permite ao aluno refletir sobre o que foi solicitado ao computador. Finalmente, se o resultado não corresponde ao que era esperado, o aluno tem que depurar a idéia original através da aquisição de conteúdos ou de estratégias. A construção do conhecimento acontece pelo fato de o aluno ter que buscar novas informações para complementar ou alterar o que ele já possui. Além disso, o aluno está criando suas própria soluções, está pensando e aprendendo sobre como buscar e usar novas informações (aprendendo a aprender)”.